VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

sábado, 9 de junho de 2012

UNIVERSIDADE SÃO MARCOS: VOCÊ URGÊNCIA NA OBTENÇÃO DO DIPLOMA E NÃO SABE O QUE FAZER?

Muitos ex-alunos da Universidade São Marcos, no Ipiranga, têm procurado o Juizado Especial Cível - Juizado de Pequenas Causas, ultimamente, tendo em vista dificuldades para a obtenção de diplomas e certificados, desde o encerramento das atividades da instituição.
Entretanto, não cabe ao Juizado as ações, tendo em vista que a Universidade não se nega a fornecer informações de que disponha e, portanto, não há interesse na ação.
Houve má administração do acervo, a partir do fechamento da universidade e consequente perda de informações.

Contudo, meia dúzia de funcionários, com excepcional boa vontade, não tem medido esforços para solver as pendências.
A universidade foi reaberta, agora em junho e sua Secretaria permanecerá em atividade até 27 deste mês, para a entrega dos certificados ou diplomas. (clique em "mais informações" para ler mais)

Conforme informações, estão disponíveis no banco de dados tudo o que se refira até 2010.
Se as informações necessárias não estiverem disponíveis na Secretaria não há o que os funcionários possam fazer: significa que as informações foram perdidas. Neste caso, não haverá outro remédio senão recorrer ao Ministério Público, que deverá intervir junto aos órgãos do Poder Executivo.
Recomendo que os ex-alunos procurem prontamente o departamento, com tempo hábil para que as pendências sejam resolvidas em tempo hábil.
Seja leal. Respeite os direitos autorais. 
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-lo. Seja um seguidor. Para acompanhar as publicações, clique na caixa “notifique-me”:
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!


Maria da Glória Perez Delgado Sanches

116 comentários:

Mari disse...

Maria da Gloria, mas onde os funcionários da Sao Marcos estao ou estavam atendendo que fui até o ipiranga antes de julho e nao tinha mais ninguem estava tudo fechado por lá?
Estou desesperada para conseguir meu diploma, sou ex aluna de direito e como mudei de area por um longo tempo acabei nao pegando meu diploma.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Mari, boa noite!

Eles trabalharam até o dia 27 de junho (e não julho). Posso me informar no cartório sobre o que os ex-alunos podem fazer e aonde.
Retornarei a informação neste blog, ok?
Um abraço.

Thiago Bampa disse...

Boa tarde,
sou ex-aluno da unidade de paulinia e preciso pegar o diploma tambem, alguem tem algum telefone para que eu possa entrar em contato para pegar o diploma?
tambem estou desesperado
por favor me deem uma luz rs
obrigado

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Thiago

Hoje é possível contatar a São Marcos na Rua Moreira e Costa nº 246, no bairro do Ipiranga. Esse é hoje o único endereço onde recebem citações.
Há muita gente que nos procura, no Juizado. Existem, inclusive, funcionários, que precisam de documentos - além, é claro, dos alunos.
Se houver nova informação, postarei.
Um abraço.

Anônimo disse...

qual o endereço atual da São Marcos ?

Anônimo disse...

Qual o enderço atual da São Marcos ?

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Depois do fechamento da Universidade São Marcos, ex-alunos ou ex-empregados têm, hoje, um único endereço para buscar documentos:
Rua Moreira e Costa, 246.

vinigrimaldi disse...

Eu consigo buscar meu diploma e histórico neste endereço? Me formei em 2008 em Pedagogia? Agradeço a atenção desde já!

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Vini, boa noite!

Consegue, sim. Eles atendem no horário comercial. Não é instantâneo, pois deve requerer primeiro.
Depois de alguns dias eles disponibilizam.
Um grande abraço e boa sorte!

Tássia disse...

Boa tarde,

Fui até o endereço e encontrei um cadeado no portão e não há sinal de movimento!

Esse local (Rua Moreira e Costa, nº 246) é onde ficava a clinica de Psicologia, na esquina com a GV? Há outra entrada?

Agradeço muito por qualquer informação,

Tássia

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Tássia, boa tarde!

Não, é somente esse endereço.
Você foi no horário comercial?

Anônimo disse...

Necessito de um número de telefone para contato com a Universidade São Marcos no endereço Moreira e Costa, nº 246. Resido no Rio Grande do Sul e preciso do histórico escolar urgentemente. Já obtive o diploma.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

Ana Paula.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Ana Paula.

O pessoal trabalha com pessoal reduzido e não disponibilizam um telefone aos interessados, de maneira que o contato deve ser feito pessoalmente.
Não há alguém que conheça que possa passar por lá?
Sempre será possível, depois, enviar uma procuração.
Um grande abraço.

Carlos Oshiro disse...

Maria, sabe me dizer até quando eles irão ficar no endereço para atendimento? Me formei em 2004 e acabei não pegando o diploma,mas agora estou precisando dele.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Carlos, boa noite!

Não tenho essa informação, Carlos.
É uma pena que uma universidade tão boa tenha fechado.
Eu recomendo que o mais urgente possível entre em contato com eles.
Um abraço e boa sorte.

Carol disse...

Prezada Maria.

Estudei na Univ. São Marcos e na época o diploma era muito caro e não o solicitei, apenas me deram um papel de conclusão, mas agora passei num concurso público e estão exigindo o diploma, como faço pra solicitá-lo? Me formei em 2001.

Muito obrigada
Carol

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Carol, boa noite!

A informação que temos é a do atendimento pessoal no endereço já informado. A despeito do número de empregados ser reduzido, são eficientes.
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Pessoal o telefone da secretaria é 2679-1672.
Ela funciona na R. Moreira e Costa, 242 das 10:30 as 19:30.
Meu marido foi hoje dia 29/01/2013, conseguiu o histórico e para dar entrada na 1ª via do diploma é de graça, só precisa da cópia do RG, já o histórico sai R$ 20,00. Ele disse que o pessoal é super atencioso.
ps. Nós nos formamos em 2006.

Anônimo disse...

Maria, por gentilieza...eu estive lá na secretaria da Rua moreira e Costa 242, e tinha um aviso informando, que estavam passando por uma auditoria e retornariam dia 18-02-2013, junto com um email USM.ATENDE@GLOBAL.COM. Eu tentei mandar e-mail mas todos voltaram, vc está sabendo de alguma coisa? Estou apavorada,pois preciso pegar o meu diploma e como moro em outra cidade, temo voltar e encontrar a secretaria fechada novamente.

Grata

Fabiana

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Fabiana, boa tarde!

Não há nenhuma informação nova. Temos apenas o endereço e, agora, também o telefone de contato. O jeito é aguardar até 18 de fevereiro e telefonar.
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Olá Maria, boa tarde!
Agradeço muito pela atenção! Se eu conseguir alguma informação nova, eu posto aqui.
Um Grande abraço!
Fabiana

arlete morgado disse...

olá maria bom dia tudo bem estou acompanhando os comentarios desde o dia 12 de fevereiro também estou aguardando resposta para meu diploma me formei hein 2010 dei entrada no meu diploma no dia 01-06-12 estava gravida minha gravidez foi de risco e não podia ficar me locomovendo de um lado para o outro moro em mauá então demorei bastante ara entrar em contato ,liguei ontem no numero aqui informado o dia inteiro e não obtive sucesso estou pensando de ir pessoalmente será que vou conseguir alguma coisa será que o mec ja mandou meu diploma para lá espero que sim bom se souberem de alguma coisa postem aqui por favor pois eu farei o mesmo.
desde já agradeço
um abraço maria obrigada por esta ajuda

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Arlete, boa noite!

Eles ficaram de retornar ontem, dia 18/02. Se não conseguir uma informação por telefone, deve contatá-los pessoalmente.
Agradeço a todos que têm colaborado em manter as informações em dia.
Qualquer novidade, Arlete, ajude-nos, ok?
Um grande abraço!

Marcos disse...

Maria da Glória, Bom dia.

Estive hoje dia 20/02/2013 a data acertada para pegar meu historico e infelizmente dei com a cara na porta.
Perguntei para um rapaz que vende lanche na rua e ele me informou que janeiro foi o ultimo mes de atendimento....
Voce pode dar mais informações ou devo entra com uma ação judicial, pois o Boletim de ocorrencia acebei de fazer.

Att.

Marcos

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Marcos, boa noite!

Uma ação judicial seria custosa e demorada. No Juizado Especial é impossível, dado que a universidade faliu (e falidos não podem ser parte no JEC).
A responsabilidade pelos documentos deveria ter sido assumida pelo Ministério Público, à época da quebra.
O que restou? Peticionar nos autos da falência (ao administrador) ou ao MEC.
Quanto ao MEC, acabo de enviar um e-mail ao ministro Aloizio Mercadante, nos seguintes termos:

"Boa noite, ministro Aloizio!

O que me move é a dificuldade de os ex-alunos da falida Universidade São Marcos terem acesso à documentação, seja ao diploma, seja ao histórico escolar.
Trabalho no JEC do Ipiranga, em São Paulo, e tenho um blog no qual auxilio os interessados. Até janeiro, existia um escritório, na Rua Moreira e Costa, 242, que os atendia, de forma deficitária.
Hoje não existe mais ninguém que possa fornecer aos alunos os documentos necessários à comprovação de seus estudos.
O que o poder público pode fazer por eles? Para onde podem se dirigir?
Cópia deste e-mail será divulgada no blog, para que os interessados acompanhem as providências tomadas.

Um grande abraço!"

Quem conseguir resultados positivos peticionando no Juízo da Falência informe. Existem muitos ex-estudantes da São Marcos necessitando - e muito - de documentação.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Outra possibilidade seria recorrer à Secretaria da Educação (http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_diretoria.asp)

Anônimo disse...

Maria e demais colegas!!!

Estive hoje na USM no endereço que foi postado no blog, o local estava fechado e existia inclusive sinal de vandalismo.

Estou realmente desesperada e nao sei a quem recorrer, mandei email ao MEC, porem , nao tive retorno.

Preciso do meu diploma de graduacao para poder pegar o meu diploma da pós junto ao Mackenzie.

Será que atraves de advogado ou procon conseguimos resolver?

Abs

Tatiane Andrade

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Tatiane, boa noite!

Junto ao Procon esqueça. É uma entidade que não pode obrigar a faculdade a fazer nada. Se a faculdade estivesse ativa poderia, no máximo, formalizar um acordo.
Se contratar um advogado, poderia ele entrar com uma petição, como falei, no Juízo da Falência.
Ainda restam as opções da Secretaria da Educação (estadual) e pressionar o Ministério Público.
Simples e-mails não deverão solucionar o problema. Será preciso ir diretamente à Secretaria (é onde se registram os diplomas).

Marcos disse...

Pessoal, Boa Tarde.

Entrei em contato em Brasilia com o Ministério da Educação e ele me direcionaram para DISUP que está cuidando do caso Universidade São Marcos.
Todos podem ligar e fazer sua reclamação no telefone: (61) 2022-9526 quem vai atender é a Malu mas o secretário nunca está.....para variar.
Ela me informou que podemos enviar um emai ou carta sobre o nosso problema com a documentação.

email: supervisao.seres@mec.gov.br
ou endereço: Ministério da Educação, Esplanada da Educação, Bloco c, sobre loja, Sala 109 cep: 70047-900 (Protocolo)

Vamos ligar e mandar cartas para ver o que acontece.

Abraço.

Marcos

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Marcos, boa noite!

Contatei o mesmo ministério, mas não houve retorno. Não importa. Você nos traz, afinal, uma excelente notícia!
Com a ação de falência, cedo ou tarde o poder público teria que assumir tal função.
Obrigada por partilhar a informação!

arlete morgado disse...

olá maria nossa e agora caramba não acredito será que vou perder meu diploma poxa vida to com o protocolo era só pegar e agora será que vai dar certo to muito preocupada me ajuda por favor!!!

arlete morgado

Anônimo disse...

Marcos,

Boa noite!!

Tire uma duvida, qual documentação devemos encaminhar ao MEC.?

Att

Tatiane Andrade

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Arlete, bom dia!

Você não perderá o seu diploma, de modo algum. A questão é como obtê-lo.
Com o fechamento da São Marcos, houve um impasse.
Mais tarde, disponibilizaram o endereço que postei aqui.
Agora, fechadas tais portas, existem outros caminhos. O diploma está registrado no MEC, que respondeu ao contato do Marcos (veja os últimos comentários), de maneira que mudou o caminho, mas o diploma está lá.
Conforme tenhamos informações atualizadas, postaremos comentários para ajudar a quem precisa, ok?
Um grande abraço!

Marcia disse...

Pessoal vamos escrever para o fantástico, Eli Correa Filho etc temos que fazer algo e urgente

Anônimo disse...

Deus do céu! Vi agora todos esses comentários e estou desesperada!
Preciso do meu diploma de pós-gradução!

Marcia disse...

Hoje estive lá na faculdade e continua tudo fechado e o telefone não atende , sinceramente acho que vamos precisar de um milagre e dos grandes .

Marcia disse...

Hoje estive lá na faculdade e continua tudo fechado e o telefone não atende , sinceramente acho que vamos precisar de um milagre e dos grandes .

Anônimo disse...

Pessoal,

Hj a Universidade postou no facebook que o seu site estara recebendo as nossas solicitacoes.. vamos todos mandar.. vale a pena tentar...

Abs

Tatiane Andrade



Olá, abrimos em nossa página um formulário de contato para que possam realizar suas solicitações, a secretária da USM estará lendo e respondendo cada solicitação individualmente!
Obrigado!
www.universidadesaomarcos.edu.br

Marcos disse...

Gloria,
Good news, entrei no facebookne peguei o email que postaram lá Para: usm.atende.2013@globomail.com

E recebi a seguinte instrução:


Marcos bom dia.
Com certeza é direito seu estar de posse de sua documentação, mas para
que possamos atendê-lo precisamos;
. se vc já solicitou, scaneie e envie o(s) Protocolo(s)
. se não solicitou, informe o curso, péríodo em que cursou, rgm e qual
a documentação.

prof.Luiz

Em 05/03/13, Marcos Laporta escreveu:

Vamos aguardar notícias.....

Marcos

Juliano disse...

Estou como o mesmo problema, terminei o meu Curso de Engenharia em 2011 e no dia 17/12/2012 fis minha solicitação do Diploma pessoalmente na Rua Moreira e Costa nº 242 - Ipiranga/São Paulo. E me informaram que quando o Diploma estivesse pronto eles entrariam em contato, só que até agora nada. Alguem pode me ajudar ou me direcionar para falar com alguém?


Grato

Juliano

Anônimo disse...

Com o diploma pronto a Universidade está pedindo comprovante de pagamento dos últimos meses antes de se formar e pasmem: R$300 reais!
Para termos nosso diploma teremos que desembolsar este valor. A justificativa é que os funcionários estão desde dezembro sem receber e este é o único meio de obter receita para manter a secretária funcionando.


Juliano disse...

Obrigado pelas informações passadas, a Universidade realmente está atendendo/respondendo pelo e-mail usm.atende@globomail.com pelo professor Luiz.

Mas deêm uma olhado o que foi respondido para mim:

"O prazo para a entrega do diploma a partir da data da solicitação é de 8 meses a 1 ano. Isso funcionava aqui na Unidade de São Paulo, não sei em Paulinia.

No momento só estamos entregando osn docs já produzidos pela Secretaria da Unidade São Paulo.

Peço sua gentileza em entrar em contato periodicamente até que eu tenha uma informação mais concreta a respeito da documentação de Paulinia."


prof. Luiz



Anônimo disse...

Mas essa cobrança pode ser feita??? 300 reais???

Anônimo disse...

Boa Tarde gente.

Liguei no ministério da educação e a moça informou que deve ser enviada uma carta para o endereço abaixo explicando todo o acontecido.

Esplanada dos Minitérios da Educação Bloco. Lsobreloja. Sala 109



Edificio SEDE PRINCIPAL

Destinado ao secretario de supervisão e regulação da educação superior

Dr. Jorge Messias

Cep. 70047-900

Brasilia - DF

Que será colocado na pasta junto com o processo...

Anônimo disse...

Alguem ja solicitou o conteudo programatico de algum curso da USM?
enviei um email para usm.atende@globomail.com sem Sucesso.

Obrigada,

Silvia

Anônimo disse...

As instituições de Educação Superior (IES) não podem cobrar pela emissão do diploma, conforme o artigo 32, § 4º da Portaria Normativa MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007. § 4º A expedição do diploma considera-se incluída nos serviços educacionais prestados pela instituição, não ensejando a cobrança de qualquer valor, ressalvada a hipótese de apresentação decorativa, com a utilização de papel ou tratamento gráfico especiais, por opção do aluno. Se a IES insiste em cobrar pela emissão do diploma, o aluno deve ser comparecer ao PROCON com uma cópia da lei acima referida. È importante mencionar que somente o PROCON pode agir nesse caso, uma vez que se trata de cobrança indevida e não de questão propriamente educacional (que seria de competência do MEC).

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Essa cobrança deve ser denunciada ao MEC. Lembro que, se alguém desembolsar o exigido para a obtenção do diploma, não conseguirá o reembolso, dada a situação de insolvência da instituição.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Agradeço muitíssimo àqueles que mantém atualizada esta postagem, por intermédio dos comentários.
São muitos os que necessitam de documentos e o poder público, até agora, tem assumido uma postura de inércia.
A frente deveria ter sido assumida pelo Ministério Público, que lavou as mãos.
Apenas juntos poderão os ex-alunos fazer valer seus direitos, através da informação.
Não são pessoas comuns, sem meios para interagir, mas profissionais de nível superior, que frequentaram uma grande universidade, à época.

Anônimo disse...

Boa tarde,
sou ex-aluna da unidade da santa paulinia ipiranga sp e preciso pegar o diploma tambem, alguem tem algum telefone para que eu possa entrar em contato para pegar o diploma? ja fui la e tudo fechado liguei em todos os telefones que me passaram porq favor se alguem souber de algo passe a informacao porque esta dificil viu.
tambem estou desesperado
por favor me deem uma luz rs
obrigada

fernanda disse...

Boa tarde,
sou ex-aluna da unidade de paulinia e preciso pegar o diploma tambem, alguem tem algum telefone para que eu possa entrar em contato para pegar o diploma?ja liguei em todos os telefones que eles tinham e nada,
tambem estou desesperado
por favor me deem uma luz rs
obrigada

Francielma disse...


Maria, não é o MEC que emiti os diplomas? Eles não têm uma cópia do que foi enviado a Universidade? Pq eles não podem disponibilizar aos alunos?

Grata,
Francielma

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Não, Francielma, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) não emite diplomas. A universidade deve estar cadastrada para a validação do diploma. É diferente.
Entretanto, é possível que eles tenham um caminho. Enviei uma mensagem, dias atrás, e outra, agora.
Os diplomas, no Estado de São Paulo, devem ser registrados na Secretaria da Educação (pertence ao Estado de São Paulo).
Alguma novidade, poste. Será bem-vinda.
Um abraço.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Não, Francielma, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) não emite diplomas. A universidade deve estar cadastrada para a validação do diploma. É diferente.
Entretanto, é possível que eles tenham um caminho. Enviei uma mensagem, dias atrás, e outra, agora.
Os diplomas, no Estado de São Paulo, devem ser registrados na Secretaria da Educação (pertence ao Estado de São Paulo).
Alguma novidade, poste. Será bem-vinda.
Um abraço.

maria da gloria perez delgado sanches disse...


Olá, Francielma!

Acabo de receber o número do protocolo no MEC:


Prezado(a) Sr(a) Maria da Gloria Perez Delgado Sanches,

O protocolo de n° 11815355, senha 4RQBVHBR0XA, foi aberto em 28/3/2013, às 15:48, e está sendo tratado pela área responsável.


Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação - Fala, Brasil! pelo
telefone 0800616161.
Colocamo-nos à disposição para atendê-lo(a).

Anônimo disse...

GEnte eu fiz pós em gestão de pessoas no tatuapé já entrei em contato no MEC Brasilia e eles me deram um número d celular que era do antigo interventor da São Marcos, porém ele por decisão judicial esta afastado, voltandoa direção da mesma para o Ernane Bicudo, mandei e-mail para eles no globomail e o professor LUIS respondeu que talvéz volte em abril a atrnder, porém o que acontece é que a São marcos passava por auditorias judiciais e por isso não podeia atender ninguém, resta esperar o mes de abril para sabber se vai ou não abrir, mas o MEC Brasilia lavou as mãos, não resolvem nada. Temos que fazer uma associação de ex-alunos da são marcos para tentar conseguir algo juntos.

Sulâine Barbosa Silva - sulainebarbosa@yahoo.com.br

maria da gloria perez delgado sanches disse...

MP de Paulínia apura danos a alunos após fechamento de universidade
Campus da São Marcos fechou em 2012 após descredenciamento do MEC.

Promotoria diz que instituição não prestou serviços educacionais contratados.


Do G1 Campinas e Região

Campus da Universidade São Marcos, em Paulínia, foi fechado em 2012

A Promotoria de Justiça do Consumidor de Paulínia (SP) abriu inquérito civil para apurar possíveis prejuízos aos alunos da Universidade São Marcos após o encerramento das atividades do campus da cidade em 2012. Segundo o inquérito instaurado pelo promotor André Perche Lucke no dia 27 de fevereiro, a instituição não prestou os serviços educacionais contratados, além de omitir informações, inviabilizar transferências para outras instituições, reter documentos e não entregar diplomas.
A representação que deu origem à investigação do Ministério Público (MP) foi feita pela mãe de um aluno, mas o promotor afirma que teve acesso a relatos de outros estudantes que também se sentiram lesados com o fechamento da unidade. O descredenciamento dos campi da Universidade São Marcos pelo Ministério da Educação (MEC) ocorreu em março do ano passado.
Na época, a instituição em Paulínia tinha cerca de 800 alunos e foi fechada por problemas administrativos como falta de pagamento de professores e não cumprimento de medidas sanitárias exigidas pelo MEC. de abertura do inquérito. "Se fosse apenas um aluno lesado, o correto seria buscar um advogado para representá-lo individualmente. Mas visualizei que o problema é coletivo e, por isso, decidi instaurar o inquérito", explica o promotor.
saiba mais
Bolsistas de universidade fechada têm pedido de transferência negado
MEC oficializa descredenciamento da Universidade São Marcos
Antes de instaurar o inquérito, André Perche Lucke tentou contato com a universidade, mas não localizou nenhum representante. Ele também afirma que já requisitou informações ao Ministério da Educação e ao órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Paulínia. O prazo para o envio é de 30 dias, a partir da data de abertura do inquérito.
O G1 tentou contato com representantes do campus da Universidade São Marcos de Paulínia, mas ninguém foi encontrado para comentar a investigação da Promotoria até a publicação da reportagem.
Demora na abertura de inquérito
A representação da mãe do aluno que resultou na abertura do inquérito do MP foi feita no primeiro semestre do ano passado e o promotor aponta o grande volume de processos na cidade como motivo da demora para abertura do inquérito. André Perche Lucke assumiu a Promotoria de Paulínia em outubro de 2012, e só então tomou conhecimento das denúncias.
Representação contra a instituição
Outros estudantes que se sentirem lesados podem procurar a Promotoria e protocolar representação contra a instituição. É necessária a apresentação de documentação pessoal e, se possível, a narrativa por escrito do ocorrido e do prejuízo sofrido.

Fonte: globo.com

maria da gloria perez delgado sanches disse...

A universidade quebrou e, a menos que garantam a entrega dos diplomas rapidamente o melhor caminho pode ser o Executivo - Secretaria da Educação.

Vou tentar um contato - ajudem, também.

Se conseguir algum canal, divulgarei.

Anônimo disse...

Boa noite Maria da Glória. Preciso de um carimbo de apostilamento para lecionar no Ens. Fundamental I pedido pela escola onde trabalho atualmente. Já liguei para vários telefones e fui em vários endereços que constam na Internet mas não consegui falar com nenhum funcionário da universidade. Você pode me orientar em como devo proceder? Obrigada,
Cristina

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Cristina, boa noite!

Não há nenhuma informação definitiva, hoje.

Quem trabalha não tem expectativas de receber pelo que faz, de maneira que o juausi postou acima:

"Obrigado pelas informações passadas, a Universidade realmente está atendendo/respondendo pelo e-mail usm.atende@globomail.com pelo professor Luiz.

Mas deêm uma olhado o que foi respondido para mim:

"O prazo para a entrega do diploma a partir da data da solicitação é de 8 meses a 1 ano. Isso funcionava aqui na Unidade de São Paulo, não sei em Paulinia.

No momento só estamos entregando osn docs já produzidos pela Secretaria da Unidade São Paulo.

Peço sua gentileza em entrar em contato periodicamente até que eu tenha uma informação mais concreta a respeito da documentação de Paulinia."


prof. Luiz"


De outro lado, no dia 21 de março de 2013, postaram:

"Liguei no ministério da educação e a moça informou que deve ser enviada uma carta para o endereço abaixo explicando todo o acontecido.

Esplanada dos Minitérios da Educação Bloco. Lsobreloja. Sala 109



Edificio SEDE PRINCIPAL

Destinado ao secretario de supervisão e regulação da educação superior

Dr. Jorge Messias

Cep. 70047-900

Brasilia - DF

Que será colocado na pasta junto com o processo..."

Qual a melhor opção? Não sei. Não posso palpitar.

O melhor, mesmo, seria que cada aluno que precisa de documentos listasse seu nome e informações mínimas de contato, aqui, para que fosse encaminhados os pedidos ao Ministério Público e ao MEC.

Entretanto, o problema de cada um é urgente e não há como resolvê-lo em particular. A pressão coletiva seria o melhor caminho (veja nos comentários anteriores, o que postei em 28/03/2013, relativo à Universidade em Paulínia. Lá, por esse motivo, o MP tem atuado. No Ipiranga, não.

Enquanto os alunos estiverem dispersos, não restará outra solução senão buscar, no momento em que se procura, quem pode responder.
Hoje, é o professor Luis, conforme o e-mail.
Amanhã? Não se pode saber, pois até há pouco a instituição mantinha uma porta em que atendia - gratuita e rapidamente - aqueles que a procuravam.

Unknown disse...

Recebi um retorno da USM dizendo que somente será feito alguma coisa agora após 06/05, a data anterior era dia 10/04, porém não é mais o Prof Luiz que deveria ser apenas para enganar como assinam como Assessoria.
E agora o q vamos fazer?????? Cada dia aumentam a data!!!!

Unknown disse...

Recebi um e-mail da USM mas não mais como Prof Luiz e sim como Assessoria porém não tem informações nenhuma e aumentou o prazo que deram para o dia 10/04 passou para 06/05....
E agora....o q devemos fazer?????

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Se conseguir receber os documentos em 06/05, o caso estará bem resolvido.
O remédio é aguardar até que chegue o termo, como prometido (06/05).

Unknown disse...

Olá
Eu acabei de voltar do local Moreira e Costa, 242 para a retirada do meu diploma, o qual já fiz o pedido o ano passado, mas realmente está desativado o endereço. O contato fornecido aqui só dá ocupado. Estou desesperada pois agora as escolas não me contratam, porque não tenho como provar que sou graduada, no concurso público estão pedindo o diploma...e agora, o que faço?
Conto com ajuda e informações de vocês, que no momento têm sido a única fonte de informação nesse momento. Grata, Renata Marques

Unknown disse...

...ah, e pra piorar, envio emails ao professor Luiz e eles voltam. Ou seja, sem resposta alguma, no escuro!
Renata

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Renata, bom dia!

O endereço foi, realmente, desativado.
Muitos têm conseguido a promessa, acompanhada de um prazo, quando contatam o e-mail. Mas o prazo dado extrapolará o que você dispõe.
Hoje contatarei o órgão do Ministério Público, no Ipiranga, para verificar a sua posição, e a possibilidade de uma intervenção ampla.
Em Paulínia o MP tomou a frente, e lá as coisas funcionam. Vejamos o que é possível fazer aqui.
O caminho para você, em especial, deve ser o judicial, por meio de um advogado, pois corre o risco de perder a vaga no concurso público, se não apresentar o diploma no tempo definido no edital.
Um grande abraço e boa sorte.
Darei respostas até amanhã.

Anônimo disse...

Olá Senhores,
Estou no mesmo barco... conclui em 2007 e preciso do meu diploma.
Mandei o e-mail com meus dados, mas infelizmente recebi uma resposta automatica dizendo:

Prezado,

Por motivo de mudança de endereço, o atendimento ficará suspenso até dia 06/05/2013.

Desculpe os transtornos.

Atenciosamente

Assessoria Acadêmica
Universidade São Marcos

Marcia disse...

eu tb não obtive sucesso nenhum , pior q to recem operada e precisando dos meus documentos .
olha o restinho de sobriedade e dignidade que sobrou com o nome da universidade estão indo para o lixo.

Anônimo disse...

Bom Dia!
Sou ex-aluna da Universidade, e estou com o mesmo problema, fiz o pedido do meu histórico, ao ir retira-lo na data solicitada,não tinha mais ninguém no local. Caso alguém tenha alguma informação por favor avisar, pois estou ficando preocupada. Desde já Obrigada.

Anônimo disse...

Eu me formei em 2008, e tbm preciso do meu diploma, alguém teve sucesso com alguma das informações? Tbm fui na Moreira e costa... Fechado....

Ana Paula

Unknown disse...

Bom dia pessoal,
Há alguma novidade na questão da retirada dos diplomas na USM?
Gente do ceú, isso é UM CRIME contra quem estudou, investiu tanto dinheiro e temo e agora fica sem respaldo, sem resposta!Quero pode ajudar de alguma forma, embora esteja me sentindo de mãos atadas. Desde já obrigada por este espaço e pelo retorno aos nossos apelos, assim nos sentimos esperançosos quanto ao fim desse filme de terror. Grata. Renata Marques

Anônimo disse...

Bom dia!
O site da Universidade agora esta em um novo formato, aceitando nossas solicitação através de formulários.
O prazo informado para confecção é de até 60 dias... Vamos solicitar, não custa tentar...

http://www.universidadesaomarcos.edu.br/

Abs,

Jeniffer

Regis disse...

Bom dia, alguem tem alguma informação sobre a entrega dos diplomas, o prazo que eles deram já venceu... Obrigado!

Anônimo disse...

Bom dia, alguem tem alguma informação sobre a entrega dos diplomas? Obrigado!

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, pessoal, boa noite!

Conversei com o juiz da vara onde trabalho sobre o melhor caminho a ser seguido pelos ex-alunos.
Conforme o entendimento dele - e assim expus em comentário anterior - hoje a melhor solução é requerer o diploma nos autos da falência da Universidade São Marcos.
Pesquisei no site do TJSP e lá estão listados diversos processos contra a instituição de ensino (http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/search.do;jsessionid=F92539DB12B35A7A43F5B12DE591A58C.pEsaj2?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NMPARTE&tipoNuProcesso=UNIFICADO&dePesquisa=universidade+s%E3o+marcos, http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/search.do?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NMPARTE&tipoNuProcesso=UNIFICADO&dePesquisa=ASSOCIA%C7%C3O+DE+EDUCA%C7%C3O+E+ASSIST%CANCIA+SOCIAL+S%C3O+MARCOS, http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/search.do?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NMPARTE&tipoNuProcesso=UNIFICADO&dePesquisa=UNIMARCO&pbEnviar=Pesquisar e http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/search.do?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=100&cbPesquisa=NMPARTE&tipoNuProcesso=UNIFICADO&dePesquisa=SOCIEDADE+CIVIL+DE+EDUCA%C7%C3O+S%C3O+MARCOS&pbEnviar=Pesquisar).
Usei as palavras-chave UNIVERSIDADE SÃO MARCOS, ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO, UNIMARCO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SÃO MARCOS E SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO SÃO MARCOS.
De todos os processos ajuizados, interessa para quem pretende o diploma contatar o administrador da massa falida. Para que haja um administrador é necessário que exista um processo de falência.
Entretanto, da pesquisa não consegui encontrar tal processo.
Faz sentido: a universidade é identificada por associação ou sociedade civil. Tanto em um caso como em outro é impossível o pedido de quebra de sociedade civil quando não há a figura do comerciante nem a inscrição na junta comercial, de maneira que não poderá haver falência, em sentido técnico.
Faz sentido: as sociedades civis não estão sujeitas às falências (exemplos de sociedade civil são escolas, bancos e hospitais).
Qual o melhor caminho, então?
Os órgãos do Poder Executivo, conforme já adiantei, também. Temos o MEC, em âmbito nacional, e as Secretarias de Educação, em âmbito estadual. As Secretarias registram os diplomas, de maneira que possuem cópias destes e disponibilizam-nos no caso de fechamento da escola e extravio do documento.
Eu mesma já necessitei, há muitos anos, revalidar o diploma de um colégio que encerrou suas atividades (Colégio Modelo). Obtive êxito na Secretaria da Educação (estadual).
Não é rápido, mas funciona.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Bom dia!

Não custa tentar o site da Universidade, conforme recomendação da Jeniffer: http://www.universidadesaomarcos.edu.br/

Obrigada, Jeniffer. Há muita gente necessitando de uma ajuda.

elaine disse...

Bom dia...sou ex aluna da instituição e também como muitos estou desesperada sem um rumo certo para conseguir meu histórico escolar para dar continuidade ao último ano do curso superior. Fui várias vezes no ano passado e no início deste no endereço em que ainda atendiam no Ipiranga,porém sem sucesso preenchi diversos requerimentos pois alegavam ter levantar a documentação e davam prazos e até hoje não consigo retomar meus estudos. Por se existe algo que eu possa fazer me de uma luz,pois estou em desespero. Já fui pessoalmente na secretaria de educação, expliquei o ocorrido e eles nada podem fazer por ser uma instituição privada. Por email o mec responde que está vedada qualquer ação com relação a documentação ou seja nada pode ser feito...fico ansiosamente no aguardo de notícias...obrigada

Anônimo disse...

Estou mandando e-mail desde fevereiro o prof. Luis super grosso me responde para eu ter calma e sempre manda eu mandar e-mail no mês seguinte. Agora em maio não obtive resposta, vou tentar pelo formulário pedido de histórico, vamos ver no que vai dar.

Unknown disse...

OLÁ MARIA SOU DE CAMPINAS SP E SOU EX ALUNO DO CURSO GESTÃO AMBIENTAL DA SÃO MARCOS DE PAULINIA ME FORMEI EM 2007,E NÃO RETIREI O MEU DIPLOMA ,FIZ O PEDIDO NO SITE SUGERIDO PELA NOSSA COMPANHEIRA JENIFFER E ESTOU NO AGUARDO.
GOSTARIA DE SABER SE EU FOSSE ATE SP NO ENEREÇO Rua: Moreira e Costa, 242 - Ipiranga - São Paulo - SP - Cep: 04266-010 EU RECEBERIA ALGUM ATENDIMENTO,POIS ESTOU QUERENDO DAR UM PULO ATE SP NA QUARTA FEIRA DIA 15/05/13 PARA TENTAR RESOLVER O MEU PROBLEMA.


DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADO.

Unknown disse...

OLÁ MARIA SOU DE CAMPINAS SP E SOU EX ALUNO DO CURSO GESTÃO AMBIENTAL DA SÃO MARCOS DE PAULINIA ME FORMEI EM 2007,E NÃO RETIREI O MEU DIPLOMA ,FIZ O PEDIDO NO SITE SUGERIDO PELA NOSSA COMPANHEIRA JENIFFER E ESTOU NO AGUARDO.
GOSTARIA DE SABER SE EU FOSSE ATE SP NO ENEREÇO Rua: Moreira e Costa, 242 - Ipiranga - São Paulo - SP - Cep: 04266-010 EU RECEBERIA ALGUM ATENDIMENTO,POIS ESTOU QUERENDO DAR UM PULO ATE SP NA QUARTA FEIRA DIA 15/05/13 PARA TENTAR RESOLVER O MEU PROBLEMA.


DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADO.

sidnei disse...

OLÁ MARIA SOU DE CAMPINAS SP E SOU EX ALUNO DO CURSO GESTÃO AMBIENTAL DA SÃO MARCOS DE PAULINIA ME FORMEI EM 2007,E NÃO RETIREI O MEU DIPLOMA ,FIZ O PEDIDO NO SITE SUGERIDO PELA NOSSA COMPANHEIRA JENIFFER E ESTOU NO AGUARDO.
GOSTARIA DE SABER SE EU FOSSE ATE SP NO ENEREÇO Rua: Moreira e Costa, 242 - Ipiranga - São Paulo - SP - Cep: 04266-010 EU RECEBERIA ALGUM ATENDIMENTO,POIS ESTOU QUERENDO DAR UM PULO ATE SP NA QUARTA FEIRA DIA 15/05/13 PARA TENTAR RESOLVER O MEU PROBLEMA.


DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADO.

Unknown disse...

SOU DE CAMPINAS SP ESTUDEI NO CAMPUS DE PAULÌNIA SP E ESTOU COM DIFICULDADES PARA RETIRAR MEU DIPLOMA ,JÁ ENTREI EM CONTATO COM O MEC E NEM ELES SABEM ONDE ESTÁ O ACERVO DA USM TODA VEZ QUE FALO COM ELES SÓ ME MANDAM UMA MENSAGEM PROGRAMADA FALANDO SOBRE O DECREDENCIAMENTO DA USM .ESTOU PENSANDO EM IR PARA SP NO ENDEREÇO DESTE SITE QUE A JENIFFER INDICOU QUE FICA NESTE ENDEREÇO, Universidade São Marcos - Rua: Moreira e Costa, 242 - Ipiranga - São Paulo - SP - Cep: 04266-010, ALGUÉM SABE SE SEREI ATENDIDO,,,,,, GRATO SIDNEI DO AMARAL JR

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Sidnei, bom dia!

Até o ano passado eles atendiam nesse endereço e respondiam satisfatoriamente às necessidades dos ex-alunos. Hoje, a universidade não atende mais em tal endereço.
Verifique os comentários anteriores. Existe um e-mail, mantido por professores, para o qual devem ser enviados os dados.
Um abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Boa noite, mandei um email para requerer meu diploma eles responderam e pediram que eu fosse até onde estão atendendo só que tem que pagar R$ 300,00 é mole

Anônimo disse...

Qual é o e-mail que você uitlizou para entrar em contato com a Universidade? pois enviei vários e não me responderam nenhum...por favor preciso de ajuda. Grato

Unknown disse...

AMIGO VOCÊ PODIA NOS INFORMAR O LOCAL ONDE ELES ESTÃO ATENDENDO ... SOBRE A COBRANÇA DE R$300,00 NÃO E JUSTA MAS NA SITUAÇÃO QUE NÓS EX-ALUNOS ESTAMOS ACHO QUE TALVEZ SEJA A UNICA SOLUÇÃO PARA NOSSOS PROBLEMAS...

Anônimo disse...

Bom dia!

Tb sou ex-aluna da São Marcos, formada em Pedagogia em 2009. Não tenho o diploma nem certificado de conclusão do curso só tenho os requerimentos e agora passei no concurso e preciso urgente do diploma.
O prof Luiz não responde mais meus e-mails...não sei o que fazer...

Unknown disse...

Já não responde mais nda!! Sinal que já eras!! Q tal movermos uma ação em conjunto em obrigação de fazer...todos os ex alunos que tiverem interesse...já q ninguem mais responde e-mails....ficamos todos a ver navios!!!

Unknown disse...

Mas não tem local onde eles estão atendendo!!! Isso é golpe....alguém querendo gopear em cima disso!! CUIDADO!! Não paguem nda...e sim denunciem qndo passarem o endereço....teremos q pedir ao Ministério Público...como estão fazendo em Paulínia!!!!

Renata disse...

Alguém ainda tem recebido e-mail do prof Luiz/

Anônimo disse...

Eu entrei no site e enviei o formulario do diploma e do histórico por email , eles me responderam , me pediram pra levar uns documentos lá dia 22/05 e levar os R$300,00.

Renata disse...

Pediram para levar documento e dinheiro aonde///Qual endereço///

Marcia disse...

ESTIVE LA HJ E TD FECHADO, NO EMAIL Q RECEBI DELES PEDINDO Q EU COMPARECESSE , TEMOS Q FAZER HJ.
PEDI AJUDA AO DEP ELI CORREA FILHO DEPOIS AVISO VCS PRA ME AJUDAREM

Unknown disse...

Pessoal, bom dia !

Alguém tem conseguido algum contato, ou tem conseguido retirar o diploma recentemente ? Estou fora do Brasil e preciso urgente desse diplomas, ficarei no aguardo se alguém puder me ajudar, preciso do endereço e-mail ou telefone . Obrigada !

Anônimo disse...

Boa noite Maria estou precisando do conteudo programatico, porem o e-mail que disponibilizaram no site http://www.universidadesaomarcos.edu.br, retorna, não é válido. Liguei no MEC 0800 616161 e não me ajudaram em nada. Voce sabe de algum caminho que possa seguir?
Agradeço a atenção

Rita de Cassia

Unknown disse...

Caros Amigos
Segue aqui uma carta de apelo que mandei para o Ministro Aloísio Mercadante. Mandei também suas reclamações para ele. Não custa tentar. Abraço a todos.
*************
Exmo. Sr. Ministro Aloísio Mercadante,

Sou ex-aluno da universidade São Marcos do campus de Paulínia e não consigo solução para a retirada de meu diploma, me formei no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da turma de 2006 e nos últimos meses não consigo contato algum com a instituição, tanto daqui de Paulínia, quanto na cidade de São Paulo.

Entrei em contato com o Ministério da Educação, no entanto não obtive êxito quanto a solução de meu problema. Fui informado que minha Universidade foi descredenciada e o próprio MEC desconhece o local onde se encontra o acervo da instituição de ensino. Este problema se generalizou, pois diversos alunos da universidade não foram contemplados com seus diplomas.

O PROCON de Paulínia recebeu uma lista de nomes e diplomas, no entanto meu nome não constou nesta lista, soube também que o Ministério Público de Paulínia está com um processo coletivo contra a Universidade São Marcos e tenho interesse em incluir o meu nome a esse processo, para obter a solução o quanto antes.

A situação está complicada pois assim como eu outros ex-alunos também estão sem o diploma, alguns até mesmo não conseguem o histórico para transferência de curso ou se passam em concursos perdem a vaga por não conseguirem seus documentos.

Segue abaixo a resposta do MEC que recebi:

Prezado(a) Sr(a) Sidinei do Amaral Junior ,
O protocolo de n° 12188436, foi finalizado em 14/5/2013, às 11:16 pela área responsável.

Solução:
Em atenção a sua mensagem, informamos que o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação determinou o descredenciamento da Universidade São Marcos de acordo com o Despacho nº28 publicado no Diário Oficial da União em 26/03/2012, por meio da aplicação da penalidade do artigo 52, IV do Decreto 5.773/2006. Assim, está vedada qualquer nova oferta de educação superior, preservadas as atividades de secretaria acadêmica para entrega de documentos e as demais necessárias para finalização das turmas existentes dos alunos matriculados que não tiveram possibilidade de transferência, nos termos do art. 57, §2º, do Decreto nº 5.773/2006.
Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação - Fala, Brasil! pelo
telefone 0800616161.
Colocamo-nos à disposição para atendê-lo(a).

Conto com o auxilio de Vossa Excelência para que este problema seja solucionado o mais rápido possível.

Desde já agradeço pela ajuda
Sidnei do Amaral Junior

Anônimo disse...

Alguem pelo amor de Deus pode nos ajudar....

Anônimo disse...

Boa tarde!
Sou ex-aluna da universidade São Marcos,me formei em 2011,creio eu que a maioria dos formandos de 2011 até hoje não receberam os diplomas,tenho uma idéia a sugerir,em fazermos uma carta com as assinaturas de todos e irmos até um orgão,pra ver se conseguimos obter alguma informção.

Abraço a todos.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

É uma ótima idéia a movimentação coletiva. O órgão apropriado seria o Ministério Público, que deveria ter tomado a frente, representando os alunos da Universidade São Marcos. Se houver interesse coletivo, ele tem legitimidade para incomodar tanto os órgãos do governo como os representantes da universidade.

Anônimo disse...

Boa noite, Maria
Gostaria de agradecer o espaço por vc criado, sou tb ex aluna, estou acompanhando os comentários aqui postados, fiz então minha solicitação pelo site oficial, recebi um retorno da assessoria pedindo meus dctos com firma reconhecida e certificado de conclusão.
e a contribuição dos 300,00. Marcaram a data para semana prox. Caso o end estiver fechado é para entrar pelo estacionamento da R Gama Lobo ( conf emai) sera q tem algum problema entregar os doctos reconhecidos firma?
Espero seu contato

Adriana

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Adriana, bom dia!

Não, não há problema nenhum na entrega de documentos com firma reconhecida. É apenas o reconhecimento de que a assinatura aposta no documento é sua.
Um abraço e boa sorte. É um alívio saber que a Universidade São Marcos (ou a sua administração) está retomando a entrega de diplomas e mais documentos).

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Recomendado pela Jeniffer, o contato pelo site da Universidade São Marcos tem produzido resultados. É um alívio, após meses de insegurança:

http://www.universidadesaomarcos.edu.br/

Obrigada, Jeniffer. Há muita gente necessitando de ajuda.

Unknown disse...

Maria bom dia sera que nos daqui de Paulínia podemos tentar também ,,,

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Sidnei, boa noite!

A administração do campus de Paulínia é independente? Acredito que poderiam se utilizar do site oficial da universidade. Segundo as últimas informações, têm gerado resultados positivos.

Jacqueline Nunes disse...

Pessoal, boa noite!

Sou ex-aluna da USM e me formei em 2011, descobri esse blog há alguns dias e venho acompanhando os relatos de pessoas que, assim como eu, estão apreensivas devido à falta de informações e acho muito importante essa comunicação que ocorre aqui, portanto segue meu relato:
Encaminhei o requerimento para solicitação do diploma disponibilizado no site www.universidadesaomarcos.edu.br e depois de alguns dias recebi o retorno da assessoria acadêmica informando que o documento já estava disponível e que deveria ser retirado, no local já mencionado anteriormente, mediante a apresentação de cópias autenticadas de alguns documentos e pagamento de contribuição de R$ 300,00 na data de hoje (06/06/13) durante o período das 12h às 19h.
Compareci ao local informado por volta das 16h e fui atendida pelo Sr. Luiz, portanto aos que já receberam o retorno da assessoria acadêmica e estiverem dispostos a pagar a contribuição, compareçam ao local conforme as orientações passadas por e-mail, pois o seu diploma certamente estará disponível, assim como o meu. Aos que ainda não receberam retorno, continuem aguardando atentamente, pois pelo o que estamos acompanhando aqui os contatos estão sendo realizados gradativamente e surtindo efeito.
A assessoria acadêmica é realizada por um escritório externo, o qual é responsável por recepcionar os dados enviados nos requerimentos, encaminhar ao MEC e confeccionar o diploma, só então o documento é disponibilizado para entrega no local.
Estou relatando minha experiência porque acredito que, assim como eu, muitas pessoas ficam inseguras de comparecer ao local, no entanto estou apenas repassando algumas informações que recebi e que julgo importante levar a conhecimento dos interessados, não estou aqui para defender o que ou quem está certo ou errado, pois acredito que isso deve ficar a critério de cada um.
Informarei caso eu tiver novidades a respeito do assunto.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Jacqueline, bom dia!

Obrigada pelo comentário e pela informação esclarecedora.
É uma situação desalentadora para muitos ex-alunos da universidade e sua experiência pode ser muito útil.
Aguardo mais informações.
Um abraço!

Jacqueline Nunes disse...

Maria, bom dia!
Acho importante essa comunicação contínua e o repasse das informações ao maior número de pessoas possível, pois pelo o que conversei ontem e tenho notado aqui mesmo nos últimos dias, maior parte dos transtornos são ocasionados justamente pela falta de informações. Realmente está difícil entrar contato com a faculdade, pois eles não possuem nenhuma forma de contato (e-mail ou telefone), mas existe uma pessoa a disposição no local diariamente para atendimento e entrega de documentos, que é o Sr. Luiz, porém maioria das pessoas não têm conhecimento dessa informação.

Abraços.

Anônimo disse...

Liguei no MEC e recebi a informação de que quando a universidade é descredenciada deve continuar emitindo documentos, tais como certificado de conclusão, diploma, histórico...e que se não puderem fazer isso de veriam mandar toda a papelada da secretaria para a universidade FEDERAL mais próxima. Alguém tem essa informação?

Anônimo disse...

Enviei solicitação de diploma pelo site da universidade , mas retornou como e mail inexistente. (diplomas@saomarcos.edu.br). Como faço então? Alguém sabe?.
Paulo.

Anônimo disse...

Encaminhei a solicitação pelo site e não tive retorno algum, entrei em contato com DISUP - Ministério da Educação pelo telefone (61) 2022-9526 e fui informado que o caso da São Marcos já não é mais um processo do ministério da Educação e se tornou um processo Judicial foi recomentado encaminhar uma carta de próprio punho com cópias simples de protocólos ou simplesmente a carta, para que seja anexado ao processo dando mais enfase ao processo, porém sem datas para que seja tomada alguma providencia.

endereço para Carta:
Esplanada dos Ministérios
Ministério da educação
Bloco L - Sobre Loja 1° Andar
Sala 110/112
CEP: 70047-900
Brasilia/DF

Anônimo disse...

Campus de Paulina/SP

Conforme Comunicado Alguns Diplomas para Formandos do Campus Paulinia/SP estão na Prefeitura de Paulina"

"Formandos da Universidade São Marcos, podem retirar Diplomas no PROCON de Paulínia. Os interessados deverão comparecer na Secretaria dos Negócios Jurídicos, localizada no Paço Municipal, à Avenida Prefeito José Lozano Araújo, nº 1.551, Parque Brasil 500, munidos de documentos (RG). Tel. (19) 3874-5623".

Marcos disse...

Pessoal,

Consegui retirar entrar o meu diploma.
Entrei no site http://www.universidadesaomarcos.edu.br/ e fiz tudo como está explicado.

Mas como tudo não é milagre precisa contribuir com R$ 300,00.

Qualquer dúvida estou a disposição.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

"Ola Maria da Gloria, mais uma vez quero agradecer a vc, muito obrigada por todas as dicas.
Como falei anteriormente, segui o passo a passo, de entrar no site, entregar a documentaçâo, e realmente retirei meu diploma, estou muito feliz e gostaria de compartilhar com vcs que estâo a espera, falei com o prof Luiz,ele comentou que alguns emails voltaram, mas não desistam.
Um forte abraço, sou grata a vc e todas as pessoas que trocaram aqui essas informações.
ADRIANA"

Olá, Adriana, boa noite!

Deve ser difícil para tão poucas pessoas administrarem tal passivo pendente da Universidade São Marcos.
Acompanhei, o ano passado, a luta de tantas pessoas na busca de um diploma ou de um certificado, sem esperanças, sem um norte.
Fico feliz em poder ajudar, indicando um caminho.
Um grande abraço e obrigada por postar o seu caso, pois também ajuda muitos daqueles que hoje precisam.



Silvinhaa disse...

boa tarde

fiz o pedido do certificado mas não pude ir buscar,aonde e devo ir e a quem procurar,alguem pode me ajudar?

obrigda

Anônimo disse...

Boa tarde! Fiz minha pós graduação na Master School - São Marcos e assim como muitos não consegui pegar o meu diploma. Para os alunos de pós é o mesmo procedimento?

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, boa noite!

Como é um único site que administra os diplomas, há de ser ele a prestar contas, também, dos cursos de pós graduação.

Anônimo disse...

Olá , enviei hj minha solicitação para o site oficial...quem já retirou por favor se puder me dizer onde foram e se demorou eu agradeço.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
A vida sempre vale a pena. Viva! Simples assim.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog