O
presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, que é usuário ativo das redes e
já manteve um blog, abriu o evento e destacou a importância desse novo modelo
de comunicação para a democracia. “O cidadão passa a ter voz. E com o ingresso
do TJSP no Facebook, Twitter e Youtube nos aproximamos mais dos servidores e
jurisdicionados, que podem se manifestar pelas redes”, afirmou.
Sartori
passou a palavra para o juiz assessor da Presidência, Fernando Tasso, que
coordena a área de informática ao lado do juiz Gustavo Santini Teodoro. Tasso
fez uma apresentação sobre o Tribunal de Justiça nas redes sociais. Hoje a
página do TJSP no Facebook conta com mais de 5.300 seguidores e, no Twitter,
com cerca de 3.700. Ele explicou que os perfis foram criados para aprimorar a
comunicação da instituição e usar os canais de internet para a prestação de
serviços. “Incluímos informações de interesse público e já fizemos a
transmissão de julgamentos pelo Twitter”, contou.
Alexandre
Hohagen, presidente do Facebook na América Latina, falou sobre a presença da
empresa no mundo e disse que o Brasil é o segundo país com maior número de
usuários, só perdendo para os Estados Unidos. Hohagen citou alguns
exemplos de como a notícia ganha velocidade nas redes sociais, situação
inimaginável há poucos anos. “Quando eu era adolescente visitei um museu das
comunicações que apresentava o fax como o futuro. Hoje o email já é considerado
ultrapassado para alguns jovens”, contou.
Ele
também afirmou que as redes sociais têm muita relevância porque, apesar de
novas tecnologias e plataformas surgirem a cada dia, o comportamento humano
continua o mesmo – as pessoas gostam de se socializar, contar, compartilhar. “O
Tribunal de Justiça de São Paulo está no caminho certo, alinhado com as
transformações da comunicação”, disse.
O
historiador Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, empresa especializada
em mídia interativa, apresentou alguns números da internet no Brasil. São 80
milhões de internautas, 3 bilhões de vídeos vistos por dia, 5 bilhões de
smartphones e os dados revelam sua relevância: “Hoje a internet é a mídia mais
consumida entre os brasileiros conectados. No País são gastos cerca de R$ 3,4
bilhões com publicidade digital. Mas ainda há muito espaço para crescer. Nos
Estados Unidos, por exemplo, esse número atinge R$ 31 bilhões”, disse.
A
última palestra do dia foi proferida por Gil Giardelli, professor e CEO Gaia
Creative – empresa de gestão e inovação em mídias sociais – que abordou a
colaboração humana na sociedade digital. Em sua apresentação, Giardelli
apresentou vários exemplos de como as redes podem ser usadas para o chamado
“social good”, ou seja, quando ela é usada para ajudar as pessoas. “Hoje
podemos conhecer histórias das quais jamais tomaríamos conhecimento sem a
internet. E isso está transformando o mundo. Grandes corporações e autoridades
precisaram se adaptar”.
O
evento foi encerrado pelo presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP,
desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro. “Hoje, o Tribunal de Justiça, que
sempre cultuou o formalismo, abriu as portas para receber um evento tecnológico
e trouxe três palestrantes que apresentaram outra visão do mundo. Foram
exposições muito enriquecedoras e nos ajudarão a modernizar a instituição.”
Comunicação
Social TJSP – CA (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br
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